20 anos

Desde 1996
 
Guia de Utilização do cPanel

 
O cPanel é o painel de controle de seu servidor. Através dele você poderá gerenciar diversos recursos de sua conta, como criar endereços de e-mail para seu domínio, contas para bases de dados MySQL, consultar estatísticas de acesso, proteger diretórios e muito mais.
 
Para acessar o cPanel através de seu navegador acrescente "/cpanel" após seu domínio, conforme exemplo abaixo:
 
http://seudominio.com.br/cpanel
 
OBS: substitua "sudominio.com.br" pelo seu próprio domínio.

Após informar seu usuário e senha (veja estas informações nas instruções enviadas pela ValeHost quando sua conta foi ativada) você verá a seguinte página:

OBS: Alguns ícones e recursos podem variar de acordo com o plano contratado. Para ver a documentação completa do Cpanel (disponível em inglês e espanhol) clique aqui.
 
A primeira coluna mostra diversas informações sobre seu plano de hospedagem, como espaço utilizado, banda de transferência utilizada, IP do último acesso e inúmeras outras informações. Na coluna da direita você verá as diversas funções disponíveis, separadas por categorias. Para acessar uma função é só clicar no ícone ou título correspondente. Segue abaixo um resumo de cada uma das funções disponíveis no cPanel:
 
 
Preferências
Alterar Senha - Para alterar a senha de acesso ao cPanel e SFTP. O sistema só aceita senhas com nível de segurança 100%. Recomendamos utilizar o "Gerador de Senhas" para criar sua senha. ATENÇÃO! Não desmarque a opção "Allow MySQL password change", caso contrário você não conseguirá acessar alguns recursos do cPanel que utilizam o MySQL. Após concluir clique no botão "Altere sua senha agora!".
Alterar Idioma - Para alterar o idioma do cPanel. OBS: embora o cPanel esteja disponível em português do Brasil, algumas páginas ainda poderão conter informações ou comandos em inglês e em alguns casos em português de Portugal.
Atalhos - Atalhos cPanel são links que você pode adicionar á sua área de trabalho ou à barra de ferramentas do seu navegador. Eles são uma maneira simples de acessar seu cPanel.
Correio
Remetentes - Para criar endereços de e-mail com seu domínio, que serão redirecionados para uma conta de e-mail externa (Gmail, Hotmail, Yahoo ou outro de sua preferência). Este recurso não irá funcionar em contas que utilizam o serviço Google Apps™ ou Windows Live™, que utilizam seus próprios painéis de controle para gerenciamento das contas de e-mail.
Arquivos
Backups - Permitem que você faça download (para seu computador) de um arquivio zipado de todo o seu site (incluindo seu diretório pessoal, bancos de dados, configuração de remetentes de e-mail e configuração de filtros de e-mail) ou de uma das partes anteriormente mencionadas do seu site. Esses backups não são programados automaticamente e devem ser gerados manualmente pelo próprio administrador da conta.

Assistente de Backup - Auxilia na geração e download dos arquivos de backup assim como na restauração dos mesmos.

Gerenciador de Arquivo - Permite gerenciar os arquivos armazenados em seu servidor, tais como enviar, mover, remover, renomear, editar, compactar e extrair. Também está disponível o "Gerenciador de Arquivos Legacy", que é uma versão mais simplificada e com menos recursos.

Uso de Espaço em Disco - Informa a utilização de espaço ocupado por seus arquivos no servidor, inclusive por pastas.

Logs

Últimos Visitantes - Informa o IP dos últimos visitantes, as URLs acessadas e outras informações. São exibidos os últimos 1000 registros.

Largura de Banda - Exibe informações sobre o tráfego de dados utilizado e gráficos sobre os horários de maior número de acessos.

Logs de Acesso RAW - Logs de Acesso RAW permitem ver quem acessou seu site sem o uso de gráficos, tabelas ou outros elementos gráficos. Você pode usar o menu Logs de Acesso RAW para fazer o download de uma versão zipada do log de acesso do servidor para o seu site. Isso pode ser muito útil quando precisar ver rapidamente quem está acessando o seu site.

Logs de Erro - Esta função irá apresentar os últimos 300 erros para seu site. Isto pode ser muito útil para encontrar links interrompidos ou problemas de arquivos perdidos. Verificar este registro frequentemente pois pode ajudar a manter o bom funcionamento de seu site.

Awstats - Exibe estatísticas completas e detalhadas sobre o acesso a seu site.

Segurança

Diretórios de Proteção de Senha - Esta opção permite que você exija um nome de usuário e senha para acessar uma pasta em seu site, limitando o acesso as mesmas.
Proteção de Hotlink - A proteção Hotlink evita que outros websites façam links diretos para arquivos em seu website, como arquivos de imagem ou outras extensões que você especificar, impedindo que o conteúdo de seu website seja exibido em outros websites consumindo assim banda para tráfego de dados.

Domínios

Subdomínios - Permite adicionar um prefíxo para seu domínio, que poderá ser utilizado para acessar outras pastas de seu site. Por exemplo, se seu domínio fosse "empresa.com.br", poderia criar por exemplo o subdomínio "vendas.empresa.com.br" para acessar a pasta "vendas", ao invés de acessá-la como "empresa.com.br/vendas".

Redirecionar - Permite redirecionar seu domínio principal ou adicionar para outro URL que você especificar.

Banco de Dados

Bancos de dados MySQL- Para gerenciamento de bancos de dados do MySQL, seus usuários e suas permissões de acesso. ATENÇÃO! Embora seja possível acessar o banco de dados MySQL através do mesmo usuário e senha de acesso ao cPanel/SFTP não recomendamos este procedimento, pois no caso de alteração da senha do cPanel/SFTP você perderá o acesso ao banco de dados. Sempre crie um usuário para acesso exclusivo ao MySQL através desta função do cPanel.

Assistente de Bancos de dados MySQL - Auxiliar para criação rápida de bancos de dados MySQL assim como seus usuários e suas permissões.

phpMyAdmin - Programa para gerenciar suas bases de dados MySQL pela WEB.

MySQL Remoto - Embora este recurso esteja acessível no cPanel o mesmo não tem funcionalidade, pois as portas de acesso ao MySQL são bloqueadas pelo firewall para IPs externos. Você deverá acessar sua base de dados MySQL somente através do domínio "localhost" ou pelo IP "127.0.0.1" .

Software/Serviços

Configuração PHP - Algumas informações sobre a configuração do PHP, apenas para referência. Não é possível alterar as configurações padrões do PHP.

RVSiteBuilder - Excelente construtor de Websites. Possui mais de 1000 modelos de websites que poderão ser customizados conforme sua criatividade. Também possui inúmeros recursos como album de fotos, blog, notícias, livro de visitas, formulários, FAQ, etc. É a ferramenta ideal se você precisa criar seu website rapidamente, podendo atualizá-lo a qualquer momento, tudo via web. (não está disponível em todos os planos)

Softaculous - Disponibiliza centenas de programas e scripts que poderão ser instalados automaticamente em seu website. Estão disponíveis programas tais como WordPress, Joomla, phpBB, e muitos outros. ATENÇÃO! A VALEHOST apenas disponibiliza o instalador automático, mas não presta nenhum tipo de suporte quanto aos programas e scripts disponibilizados. Também não há garantias do correto funcionamento, compatibilidade ou segurança destes programas e scripts.

Avançado

Páginas com erro - Permite customizar as páginas de erro do servidor ao invés de mostrar as mensagens de erro padrão do protocolo HTTP.

Scanner de Vírus - Executa uma varredura em seu website contra possíveis ameaças e vírus. Execute esta função regularmente para evitar a possível suspensão de seu website caso o mesmo esteja sendo utilizado na propagação de vírus ou outras ameaças a segurança do servidor ou de terceiros.

 
 
 
 



©VALEHOST - Todos os Direitos Reservados